Seguidores

quinta-feira, 15 de março de 2012

PROGRAMA DO CURSO

1 Introdução geral aos estudos dos processos comunicacionais1.1 O processo da comunicação;
1.1 A reflexão teórica e o campo da Comunicação


2 A emergência dos meios de comunicação chamados “de massa”:
2.1 Noções de massa, público e opinião pública.


3 Abordagens teóricas sobre os meios de comunicação de massa:
3.1 A problemática de efeitos:
3.1.2 Efeitos ilimitados: a hipótese da agulha hipodérmica;
3.1.3 O modelo de Lasswell;
3.1.4 Efeitos limitados (abordagens psicológicas e sociológicas);
3.1.5 A hipótese dos usos e gratificações;
3.2 A problemática das funções:
3.2.1 A perspectiva funcionalista das Teorias da Comunicação (linhas gerais);
3.2.2 As funções dos meios de comunicação de massa na sociedade
3.3 A teoria crítica:
3.3.1 A escola de Frankfurt;
3.3.2 Teoria crítica x pesquisas administrativas


4 Os Estudos Culturais: o lugar da recepção e a ideia de mediação
4.1 A tradição inglesa;
4.2 Contribuições latino-americanas


5 Propostas contemporâneas
5.1 Agenda-setting, framing, prime.
5.2 O efeito de terceira pessoa (ETP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário